Curso de Quenya

Este curso de quenya grátis pode ser baixado como arquivos PDF (é necessário o Acrobat Reader para visualizar os arquivos; clique aqui para fazer o download do programa;

Note que se você quer imprimir qualquer versão deste curso, o cartucho de sua impressora deve ser de preferência colorido, visto que às vezes variantes de cores são usadas para indicar partes equivalentes de uma palavra ou frase em quenya e em português.

O curso não pressupõe conhecimento de linguística; mesmo os termos e conceitos mais elementares são explicados. O que ele pressupõe é um interesse profundo e sério da parte do estudante, pois este curso não visa apenas apresentar a gramática do quenya como tal, mas também muito dos argumentos e deduções básicas pelos quais nosso atual conhecimento de quenya foi meticulosamente extraído das fontes primitivas.

Este é um projeto não-comercial, de modo que eu posso muito bem me permitir ser honesto: este curso é para o estudante sério que realmente quer estudar um dos idiomas mais altamente desenvolvidos já criados por Tolkien, examinando-o em todos os seus ricos e intricados detalhes – um estudo tomado largamente (ou inteiramente) para sua própria apreciação. Conhecer o quenya dificilmente será de muita ajuda para arranjar um emprego.

Este curso não é para os medrosos que são incapazes de apreciar verdadeiramente uma discussão prolongada de (digamos) se o ny deve ser considerado um encontro consonantal n + y ou uma única consoante como o ñ espanhol. Tento apresentar a estrutura e a gramática do quenya de uma maneira atraente, mas o  estudante não deve ter medo de “tecnicalidades”; este curso é sobre tecnicalidades.

Se você quer “aprender quenya” simplesmente porque você gostaria de criar alguns nomes élficos legais para serem usados em rpg, a possibilidade é de que você não está de forma alguma preparado para se aprofundar na quantidade de informação aqui apresentada. Se, por outro lado, seu interesse é suficiente para ir até o fim deste curso, você não sairá apenas com uma percepção da gramática do quenya que é quase tão completa quanto o material publicado permite ser – você também saberá do que se trata a pesquisa no campo da linguística tolkieniana.

O curso em si consiste de vinte lições, todas estão disponíveis para download. Também há vários apêndices.

Uma versão revisada deste curso foi colocada online em fevereiro de 2004; as revisões mais significantes têm a ver com o material novo publicado no Vinyar Tengwar, edições 43 e 44 (procure pelas referências VT43 e VT44 no texto do curso).

Download do Curso de Quenya (hospedado na Valinor)

———

OBSERVAÇÃO: O Curso de Quenya sofreu uma atualização para ser publicado em livro. Por questões de direitos autorais, essa versão mais recente e a anterior não serão disponibilizadas para download aqui no site.

É possível comprar a versão mais recente do curso em livro, publicado pela editora Arte e Letra e à venda no site dela (http://www.arteeletra.com.br/livraria/livroDetalhe.php?idLivro=4&categoria=9), na Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=5131332&sid=0121771331432844184797632) ou na Loja Valinor (http://loja.valinor.com.br/valinor/livros/curso-de-quenya-segunda-edic-o.html).

17 opiniões sobre “Curso de Quenya”

  1. Obrigado pela ajuda…
    eu tava querendo aprender Élfico mesmo, eu ja falo Inglês … então bora aprender Élfico…
    e mais uma vez obrigado, valeu mesmo…

  2. Bem , a unica duvida que eu tenho , é sobre o vocabulario , porque como a tal linguagem é rpg , intão eu queria saber se tem como aprender o vocabulario completo , para poder falar fluentemente , ou não ?

  3. Eu gostaria de saber onde posso comprar o livro Curso de Quenya, encontrei no Submarino mas está esgotado. E se está para sair a 2ª edição em breve?
    Se não for possível mais a compra desse livro, alguém que o possui gostaria de me vende-lo?

  4. Obrigado mesmo eu nunca pensei que encontraria algo do tipo na verdade a vontade de aprender elfico surgiu de uma coisa boba, mais agora eu quero aprender mesmo
    vou deixar o japonês de lado pra aprender quenya assim como a Nih

  5. Nossa, parabens mesmo!
    eu li a introdução da apostila completa e ela existe impressa? meu deussss eu quero!
    como faço pra conseguir uma, se é que elas ainda existem…?
    meu email pra contato é sofia_naru@hotmail.com
    ovrigado mesmo por traduzirem! e obrigado por disponibilizar online gratuitamente!

  6. Tilion, estou com sua apostila de Quenya e estou adorando. Tenho algumas dúvidas e gostaria de entrar em contato. A primeira delas é: Como fazer a diferença entre os verbos primários e os radicais A??? Aguardo e obrigado pela inciativa.

  7. Boa tarde pessoal.
    Qual seria mais indicada para o aprendizado? Quero aprender a língua falada. Existe alguma possibilidade de comunicação envolvendo termos atuais, tipo computador, internet e afins nas línguas Quenya ou Sindarin?
    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Um site Valinor