Listas de palavras

Quenya-Português/Português-Quenya

Estas listas de palavras (eu não as chamaria de “dicionários”, que seria algo mais ambicioso) estão (ou estarão) disponíveis em arquivos PDF:

Quenya-Português ([download id="48"] (ATUALIZADA em 13/11/2003); [download id="49"]; as outras serão adicionadas posteriormente)
Português-Quenya (BREVE)

Quanto ao “qenya” mais primitivo de Tolkien, conforme descrito no “Qenya Lexicon” de 1915, não foi feita nenhuma tentativa de incluí-lo totalmente aqui – em parte porque algumas coisas nele não são compatíveis com o SdA, e em parte porque ele está disponível no Parma Eldalamberon #12. Contudo, as palavras em “qenya” citadas por Christopher Tolkien nos apêndices de The Book of Lost Tales, volumes 1 e 2, estão incluídas nas listas de palavras aqui fornecidas.

Nem todas essas listas estão atualizadas com palavras que só foram publicadas recentemente. A lista quenya-português é a mais completa.

Algumas palavras publicadas posteriormente, assim como vários neologismos criados por escritores pós-Tolkien, podem ser encontradas no Parma Penyanë Quettaron (“Livro das Palavras Perdidas”), originalmente compilado por Boris Shapiro e agora situado no site Gwaith-i-Phethdain:

http://www.elvish.org/gwaith/ppq.php

Compare com a lista Newwords de Ales Bican, uma das fontes originais para o trabalho de Boris Shapiro:

10 opiniões sobre “Listas de palavras”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um site Valinor